terça-feira, 25 de agosto de 2015

Esparta



       Os espartanos deixaram uma pegada espiritual indelével. O simples fato de que ainda hoje em dia o adjetivo “espartano” designe qualidades de dureza, severidade, resistência, estoicismo e disciplina, nos dá uma idéia do enorme papel que cumpriu Esparta. Foi muito mais que um simples Estado: foi um arquétipo, foi o máximo expoente da doutrina guerreira. Por trás da fachada perfeita de homens aguerridos e mulheres atléticas se escondia o povo mais religioso, disciplinado e ascético de toda Grécia, que cultivava a sabedoria de um modo discreto e lacônico, longe da euforia e das baixezas urbanas que já então haviam feito sua aparição. Nesse escrito veremos como a História colocou sempre a Esparta por cima de Atenas.

      Me é impossível finalizar essa introdução sem fazer referências ao filme “300”, apesar de que a maior parte do texto foi escrito antes de que saísse o filme em 2007. Creio que, segundo se vá lendo, se verá que (à margem de sensacionalismos na ambientação, facilmente reconhecíveis por qualquer um com um mínimo de cultura) o modo de ser dos espartanos histórico não tinha nada a ver com os personagens que nos apresenta esse filme, que tenta nos tornar mais “abertos” aos espartanos, apresentando-os de uma forma mais “simpática” para as mentes modernas – o que não me parece mal, posto que de outro modo o filme não teria sido produzido e as mensagens positivas teriam ficado, portanto, sem transmitir. Dito isso, não digo que “300” não seja bom (pois o é), nem que não transmita bons valores (pois os transmite).

Fonte:http://legio-victrix.blogspot.com.br/2012/12/esparta-e-sua-lei.html

Vídeo de Atenas


Atenas


         Apesar de afirmar que está disposto a dar inicio a reformas mais profundas, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, sublinha que precisa de tempo para que todas as reformas possam ser levadas a cabo com todo o sucesso pretendido, e assim ajudar a Grécia a recuperar. Tspiras acredita, também, que a Europa sairá da crise e a sua economia tornar-se-á mais forte do que nunca.
         De acordo com o presidente do Parlamento Europeu, o alemão Martin Schulz, que esteve em Atenas esta quinta-feira, a Grécia encontra-se preparada para, em conjunto com os seus principais parceiros europeus, proceder à procura de soluções que ajudem a beneficiar a situação económica da Grécia e da Zona Euro. Apesar da Europa recear que a Grécia venha a adoptar medidas unilaterais que não beneficiem os interesses de todos os estados membros, existe ainda espaço para diálogo, de modo a que se possa, em conjunto, encontrar uma solução viável o futuro da Grécia.
      Schulz frisou, também, que é de extrema importância que fique muito claro que a Grécia encontra-se determinada a procurar soluções que se revelem também favoráveis para todos os parceiros da UE. Para além disso, Schulz elogiou o programa de luta contra a evasão fiscal recentemente adoptado pelo Governo helénico, salientando que o combate à fraude fiscal constitui um passo importante no processo de luta contra a pobreza, que está directamente correlacionada com a fuga ao fisco.
Fonte:http://apostasbinarias.com/atenas-pede-tempo-para-fazer-reformas/

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Piramide Egito


         Pirâmides do Egito são estruturas antigas de alvenaria situadas em forma de pirâmide construídas pela civilização do Egito Antigo.
        Até novembro de 2008, existiam fontes citando entre 118 e 138 pirâmides egípcias identificadas.  A maioria delas foi construída como túmulos para osfaraós e seus consortes durante os períodos do Antigo e do Médio Império.
         As primeiras pirâmides egípcias conhecidas são encontradas em Saqqara, ao noroeste de Mênfis. A primeira delas foi a pirâmide de Djoser (feita entre 2630aC-2611 aC), que foi construída durante a III dinastia egípcia. Esta pirâmide e o seu complexo circundante foram projetados pelo arquiteto Imhotep e são geralmente considerados as mais antigas estruturas monumentais do mundo construídas de alvenaria vestida.
       As pirâmides egípcias mais famosas são aquelas encontradas na Necrópole de Gizé, nos arredores da cidade do Cairo. Várias das pirâmides de Gizé estão entre as maiores estruturas já construídas.  A pirâmide de Quéops, em Gizé, é a maior pirâmide egípcia, cuja altura original chegava a mais de 140 metros de altura. É a única das sete maravilhas do mundo antigo que ainda permanece.
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Pir%C3%A2mides_eg%C3%ADpcias

Pre-história do Brasil

       No Brasil, foi encontrado um dos mais importantes itens da arqueologia que ajudaram a compor a pré-história americana. Esse fato aconteceu no início da década de 70, mais precisamente, em 1974, em um sítio arqueológico denominado de Lapa Vermelha, localizado na cidade mineira de Pedro Leopoldo. A responsável pela escavação e pesquisa foi a equipe da arqueóloga Annete Laming-Emperaire. Nas escavações foi encontrado um crânio humano, logo foi comprovado que se tratava de uma pessoa do sexo feminino, chamada pela equipe de Luzia. Após análises do crânio, foi constatado que ela teria morrido há aproximadamente 11 mil anos.
O mais intrigante não era a idade do crânio, e sim sua origem, o Dr. Richard Neave, da Universidade inglesa de Manchester, desenvolveu um trabalho de reconstrução do crânio de Luzia e constatou uma enorme semelhança com os traços negroides.
Esse achado levou a verificar que o continente americano foi ocupado por quatro fluxos migratórios, desse modo, os três últimos eram compostos por populações de origem mongol com características genéticas comuns às tribos indígenas da atualidade.

Fonte:http://www.brasilescola.com/brasil/prehistoria-no-brasil.htm


        Um dos períodos mais interessantes da história da humanidade é a a pré história. Este período não se encontra registrado em nenhum documento escrito, pois é caracterizado por ser uma época anterior à escrita, terminando aproximadamente em 1500 a.C.. É estudado pelas áreas da antropologia, arqueologia e paleontologia, que buscam analisar restos deixados por humanos, marcas e instrumentos conservados durante muito tempo, para assim poder tentar reconstruir a cultura e os costumes ocorridos neste tempo.
       Foi nesta fase, que o homem alcançou força para vencer os obstáculos que eram impostos pela natureza e levar adiante o desenvolvimento da humanidade em nossa esfera terrestre. Foi a partir disto, que foram criadas novas soluções para as necessidades de vida, a invenção de objetos, determinação de costumes, a origem cultural, enfim, aspectos que contribuem para a história até os dias de hoje. Este período pode ser classificado em três fases: paleolítico, mesolítico e neolítico, conheça suas principais características.
Fonte:http://www.zun.com.br/a-pre-historia-no-brasil-resumo/


Localização do Egito Antigo

      
       O sucesso da antiga civilização egípcia deve-se em parte à sua capacidade de se adaptar às condições do Vale do Nilo. A inundação previsível e a irrigação controlada do vale fértil produziam colheitas excedentárias, o que alimentou o desenvolvimento social e cultural. Com recursos excedentários, o governo patrocinou a exploração mineral do vale e nas regiões do deserto ao redor, o desenvolvimento inicial de um sistema de escrita independente, a organização de construções coletivas e projetos de agricultura, o comércio com regiões vizinhas, e campanhas militares para derrotar os inimigos estrangeiros e afirmar o domínio egípcio. Motivar e organizar estas atividades foi uma tarefa burocrática dos escribas de elite, dos líderes religiosos, e dos administradores sob o controle de um faraó que garantiu a cooperação e a unidade do povo egípcio, no âmbito de um elaborado sistema de crenças religiosas.

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Antigo_Egito