quinta-feira, 23 de julho de 2015

Pré-história vivida




      Os grupos humanos deste período eram nômades, ou seja, se deslocavam constantemente de um local para outro em busca de água e alimentos. Como precisavam deixar o local constantemente, buscavam moradias provisórias como, por exemplo, cavernas e vãos entre rochas. 

   Fonte:http://teiadosfatos.blogspot.com.br/2015/03/pre-historia.html


       Se bem que as ideias sobre a definição de arte tenham sofrido mudanças ao longo do tempo, o campo da história da arte tenta categorizar as mudanças na arte ao longo do tempo e compreender melhor a forma como a arte modela e é modelada pelas perspectivas e impulsos criativos dos seus praticantes.


       A arte rupestre é a primeira demonstração de arte que se tem notícia na história humana. Seus vestígios datam de antes do desenvolvimento das grandes civilizações e tribos, como as do Antigo Egipto. Esse tipo de arte era caracterizado por ser feito com materiais como terra vermelha, carvão, e pigmentos amarelos (retirados também da terra). Os desenhos eram realizados em peles de animais, cascas de árvores e em paredes de cavernas. Retratavam animais, pessoas, e até sinais. Havia cenas de caçadas, de espécies extintas, e em diferentes regiões. Apesar do desenvolvimento primitivo, podem-se distinguir diferentes estilos, como pontilhado (o contorno das figuras formado por pontos espaçados) ou de contorno contínuo (com uma linha contínua marcando o contorno das figuras). Apesar de serem vistas como mal-feitas e não-civilizadas, as figuras podem ser consideradas um exemplo de sofisticação e inovação para os recursos na época.

Fonte:http://prehistoria.tumblr.com/


        Quando a produção de alimentos começou a ser feita pelo homem, a preocupação com a mobilidade em busca de comida já não era tão grande. Bastava encontrar um local com pouco risco de perigo, com a terra fértil e boa irrigação para as sementes encontradas darem seus frutos. Com essa comodidade, o sedentarismo começou a tomar conta do homem neolítico, que acabou, então, criando uma organização social, política e econômica que revolucionou a época.  Foi assim que surgiram as primeiras aldeias com casas de madeira, pedra e barro, cobertas por folhas secas, dando origem às primeiras vilas agrícolas, ainda que as terras fossem divididas pela comunidade. É importante ressaltar que mesmo com a agricultura e o sedentarismo, as outras táticas de sobrevivência não pararam de existir, tais como a caça e a pesca. Ainda com todo o desenvolvimento de alguns povoados, havia muitos povos que permaneceram nômades e saqueavam as aldeias para sobreviver.
Fonte:http://www.estudopratico.com.br/periodo-neolitico-caracteristicas/


Nenhum comentário:

Postar um comentário